O projeto tem como objetivo responder às diferentes necessidades de duas famílias em férias. O único volume é dividido em outros pequenos elementos, diferentes na altura e tamanho, e colocados livremente, mas relacionando-se, e resultando num conjunto. O conjunto está sobre uma pedra sólida e uma plataforma de concreto, 80 cm acima de um campo agrícola, imediatamente adjacente ao mar.
O terreno oferece vistas espetaculares à baía, o mar e ilha de Naxos. O conjunto situado na zona edificável designada pelas leis de planejamento, busca aproveitar as vistas e orientar todos seus espaços internos, a sombra até o mar e a espetacular paisagem do entorno.
Visto do mar, o conjunto é uma coleção de volumes individuais que constituem um acordo unificado no horizonte de um dossel. Deslocado até a plataforma no primeiro nível, o dossel translúcido (16m x52m) está em balanço a partir dos volumes, delimitando mais de 500m2 de espaços de sombra e oferecendo inúmeras possibilidades de apropriação ao ar livre. A transformação dos volumes cria uma variedade de nichos, extrusões e espaços alcançando uma plasticidade da forma, no entanto, uma arquitetura coesa, tanto no interior e no exterior –que reflete, respeita e responde à arquitetura das Cícladas.
Esta disposição permite mudar a definição de vários espaços ao ar livre e salas, incluindo terraços para o café-da-manhã com cozinhas ao ar livre, um terraço com uma churrasqueira, e outro para projeções pela noite. Quanto aos interiores, os espaços privados, como as unidades úmidas e áreas de descanso, são acomodadas nos volumes, enquanto que o “público”; zonas de estar de cada habitação são alojadas em seus espaços intermediários, como extensões da natureza.
Pensando em proporcionar um sentido de continuidade à arquitetura tradicional das Ilhas Cícladas, os volumes são perfurados por aberturas que pegam todo o pé-direito, enquanto que as áreas intersticiais de estar têm grandes janelas panorâmicas, que se estendem em toda largura do espaço e dispõem de todas as vistas que abarcam. Os espaços simples e tranquilos permitem que a paisagem forme uma poderosa presença, vista através das aberturas do jardim posterior, do interior até a praia e o mar. Na parte superior dos espaços intersticiais, dois grandes terraços oferecem outra série de vistas panorâmicas, não só até o mar, mas também até as colinas circundantes.
Projetando uma habitação de férias, são necessárias estratégias climáticas sensíveis e sensitivas, com o objetivo de se tirar vantagem do clima particular e das condições ambientais definidas por um inverno geralmente leve, abundante de sol durante todo o ano, uma forte radiação solar durante os meses de verão, altas temperaturas e uma curta época de chuvas, especialmente durante as férias. O extenso pavilhão translúcido atua como um grande moderador climático, entregando áreas de sombra confortáveis para o uso durante todo o dia, especialmente durante o verão.
O complexo de edifícios por estar bem isolado externamente, com suas superfícies de vidro protegidas da luz solar direta, e estar muito bem conectado através de suas fundações a uma massa térmica constante do solo, evita o superaquecimento durante o verão, e assim evitando-se a necessidade de ar condicionado ou refrigeração mecânica. O sistema de calefação é baseado em um painel solar/caldeira de água quente, que fornece água quente e calefação através do aquecedor solar, com um consumo eficiente e de baixa dependência de combustíveis fósseis.
Quanto a gestão da água, são colocados em prática dois sistemas de reciclagem para o fornecimento de água para irrigação. O primeiro recolhe todas as águas residuais e a trata através de uma série de avançados tanques de sedimentação, enquanto o segundo recolhe água da chuva em um tanque de 300m3 integrado à plataforma. O projeto paisagístico foi cuidadosamente desenvolvido para usar a água recolhida anualmente, sem depender de abastecimentos adicionais.